quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A História do Shuaijiao

Shuai Jiao é o termo chinês moderno para luta greco-romana que tem sua origem de antes da China antiga. É também um termo que se refere especificamente para estilos de luta Chinesas e Mongóis. Ambos estilos tem um longo período de história e tem se submetido a modernização através do nome, forma e esporte. O mais conhecido como “avô” e promotor do moderno Shuai Jiao através do mundo é Grão-mestre Chang Dong Sheng também conhecido como “borboleta voadora”. Ele é conhecido pelo seu perfeito recorde em torneios e por seu estilo de luta “Bao Ding Kuai Jiao”, que religiosamente praticou para aperfeiçoar seu chute e poderosos arremessos.

Shuai Jiao não foi sempre o termo usado para este estilo de luta chinesa. O termo usado anteriormente era 角抵 (pinyin: Jiăodĭ), que significa literalmente “chifrar ou dar chifrada”, o qual mudou de nome várias vezes antes de se transformar no termo atual. A origem do Shuai Jiao tem 4000 anos de história e é a forma mais antiga conhecida de arte marcial e esporte de luta no mundo.

O Imperador Dourado:

A percepção da origem do Shuai Jiao vem da china durante o reino do Lendário Imperador Huang Di, de 2697a.C. Até 2598a.C.. Foi durante seu tempo no governo que uma épica batalha tomou lugar entre ele e Chi-You, o líder mitológico de Hmong. As duas mais poderosas tribos batalharam junto com seus aliados pelo território do Rio Amarelo da China por dias sem descansar até que uma névoa repentina e uma forte tempestade tomou todo o campo de batalha. Huang Di e seus homens lutaram bravamente até que a tempestade eletrocutou todos os homens de Chi-You que usavam uns capacetes com chifre que diziam ser a assinatura dele.

Através dos anos durante o governo de Huang Di, houveram festivais onde as representações da batalha legendária foi parte das principais festividades. Dizem que nas primeiras demonstrações de combate mão a mão, onde uma pessoa usava um capacete com um chifre representando o inimigo, eles se atacavam e o lado vencedor representado por um soldado tentava desequilibrar o adversário usando suas técnicas de arremesso e por fim derrotando. Essa demonstração de luta mais tarde passou a ser um esporte chamado Jiaodi(角抵) que seria praticado por muito tempo depois. Por causa dessas representações o Jiaodi se tornou um evento regular em festivais e banquetes.

O nascimento do Kung Fu:

Durante a dinastia Zhou(1046 a.C. - 221 a.C.) o esporte ganhou um novo nome, Jaoli (角力) e se tornou a forma de combate oficial usado por soldados por todo o país. Jiaoli agora é considerada a mais antiga forma marcial sistemática Chinesa no mundo. Jiaoli foi complementado com técnicas de finalização, bloqueios, torções e ataques em pontos de pressão. O esporte se tornou uma arte marcial completa que mais tarde virou popular e altamente competitiva.

Apesar de a dinastia Qin(221 a.C. - 206 a.C.) ter durado apenas o tempo de uma única monarquia, Jiaoli foi incansavelmente treinado para manter as forças militares fortes e prontas contra forças invasoras. Os treinamentos foram usados para entreter a corte imperial e também para recrutar os melhores lutadores como guarda-costas do imperador e instrutores do exército imperial. Depois disto cada adulto do sexo masculino teria que servir pelo menos um ano no exército imperial, Jiaoli se tornou uma técnica bastante difundida que até mesmo camponeses e fazendeiros poderiam entender o básico junto com suas aplicações. Durante essa época, também era conhecido como “Hsian Pu(相撲)”, “Kwang Chiao(慣跤)”, “Liao Chiao(撩跤)”, e outros incontáveis nomes. Esse momento poderia ser também o período de introdução de uma das primeiras formas de competição, o Leitai(擂臺), onde as pessoas ficam em plataformas levantadas ou estádios competindo. Dizem que essas competições poderiam durar semanas com milhares de competidores vindos de todos os cantos do império. Isso é especialmente verdade durante a dinastia Han(206a.C. - 220 d.C.) na qual o esporte foi proclamado oficial e permanentemente nobre e o nome mudou para Jiaodi(角抵). Com os esportes crescendo em popularidade, a base do Jiaodi poderia se tornar a fundação de muitas, se não todas, diferentes formas e estilos de arte marcial Chinesa.

A Evolução do Shuaijiao:

Uma das muitas diferenças da dinastia Yuan(1271 d.C – 1368d.C.) para as outras é que foi comandada por Mongóis. Os Mongóis eram guerreiros que viviam como nômades e adoravam seus jogos tribais. Esses jogos incluiam montaria, competição de arco e flecha e combate de contato. A premissa do combate de contato Mongol, conhecido como Böhke, é forçar o oponente a tocar qualquer parte do seu corpo no chão que não seja o pé, colocando ele em uma posição de inferioridade. Essas habilidades criadas pelos Mongóis se provaram eficientes nos seus combates épicos pela Ásia, ganhando a reputação dos mais ferozes e poderosos guerreiros deste tempo. Esses poderosos movimentos e técnicas dizem ter influenciado as mais conhecidas e poderosas técnicas na evolução do combate de contato Chinês.

Enquanto a soberania Chinesa estava sendo restabelecida durante a dinastia Ming(1368 d.C. - 1644 d.C.), as artes marciais Chinesas começaram a prosperar no exterior à uma taxa crescente nos territórios estrangeiros. Essa é a hora na qual o mais antigo mestre de ShuaiJiao, Chen Yuan-Ping, trouxe o combate de contato chinês para a ilha vizinha ao japão. É reconhecido que os conhecimentos íntimos de Chen sobre os arremessos, torções e controles do ShuaiJiao formaram o básico do que se tornaria Jiu-Jitsu o qual depois evoluiria para Judo e Aikido.

A última dinastia, a dinastia Qing(1644 – 1911 d.C.) caiu nas mãos de Manchu e a esperança para soberania Chinesa vagarosamente começou a decair. Manchu foi o maior responsável pela queda da China por particionamento de seus territórios para influências estrangeiras. Embora as vezes pode parecer sombrio, ShuaiJiao continua aproveitando outra era de progresso e desenvolvimento e sua popularidade entre os militares de Manchu garantiu mais tarde sua influência nas artes marciais Chinesas até o fim da dinastia Qing . Isto foi quando o imperador deste tempo construiu Shan Pu Ying (acampamento dos grandes lutadores), dedicado a arte do ShuaiJiao. Sempre haviam mais de 200 lutadores no acampamento e indiscutivelmente subia para 300 em algumas épocas. O avanço do Shuaijiao foi tão espantoso que chegou a um ponto onde praticamente quando você era tocado basicamente já tinha perdido por causa do nível das técnicas dos lutadores, os oponentes nada podiam fazer para prevenir a derrota. Esse estilo praticado e dominado é primeiramente conhecido como Kuai Jiao que significa “luta rápida”. O estilo posterior e derivado deste foi conhecido como Bao Ding Kuai Jiao. Bao Ding refere-se a uma famosa cidade em Hebei, província vizinha a capital da China, Beijing.

Em ordem de manter boas relações além da grande muralha, o Imperador convidou os aliados para conhecer as técnicas do Shuaijiao. O Imperador participou das aberturas dos jogos tanto por ser um grande fã quanto por ser um praticante da arte. Durante a queda da dinastia Qing, o acampamento Shan Pu Ying não era mais sustentado pelo governo então os lutadores profissionais de Shuaijiao se dispersaram pelo país abrindo suas próprias escolas de Shuajiao. As conseqüências desses eventos levaram ao aumento da população de praticantes do Shuaijiao mas também diluiu a concentração de técnicas que o acampamento Shan Pu Ying oferecia aos grandes lutadores.

Os maiores lutadores vieram das áreas mais importantes como Mongolia, Bao Ding, Bejing e Tienjing. Isto levou a República da China a estabelecer o Instituto de Kuo Shu para introduzir o Shuaijiao a um nível geral pelo sul da China. O maior mestre e o mais famoso lutador desse tempo foi Ping Ching Yi e seu estudante Chang Fong Yen.

O nascimento do Shuaijiao contemporâneo:

Em 1919, na província de Shang-tung, o general Ma Liang reuniu um time de técnicas concentradas de Kung Fu e escreveu um livro de artes marciais Chinesas. Uma das três categoras do livro foi o Shuaijiao. Ma Liang aprendeu Shuaijiao com o melhor aluno de Ping Ching Yi, Chang Fong Yen que naquela mesma época reuniu os maiores mestres de Shuaijiao e escreveu o primeiro livro sobre Shuaijiao na China.

Em 1928 o Instituto de Kuo Shu(CKSI) criado pelo governo da República da China em Nanjing, dividiu as artes de luta em 4 categorias, elas eram Shuaijiao, técnicas de punho, sistemas de armas e técnicas com arco. Através desta organização o governo tentava treinar e criar a mais eficiente arte marcial. Foi neste tempo que o Shuaijiao renasceu, com um tremendo interesse da poupulação. Foi também neste tempo que o Shuaijiao adotou o nome oficial que conhecemos hoje.

Entre 1928 e 1933 a CKSI patrocinou 5 testes nacionais de Kung Fu. Os participantes foram divididos em categorias de peso. Eles eram testados na escrita em seis diferentes temas e testados quanto a sua performance em seis diferentes categorias de artes marciais. Eles também trabalharam no treinamento de árbitros e na unificação das regras. Foi quando as artes marciais se tornaram uma especializada e avançada entidade para toda a nação.

Shuaijiao passou por vários picos e baixas desde sua criação devido a conflitos, tempos economicamente difíceis e forças políticas. No entanto muitos eventos mundiais renderam surpreendente desenvolvimento ao Shuaijiao. Escolas ainda continuam sendo criadas e os ensimentos estão virando febre mundial. Como podemos ver hoje Shuaijiao ainda vive como um treinamento primário para os militares e policiais na China e Taiwan. Uma das principais razões do porque Shuaijiao moderno se espalhou mundialmente entre 1970 e 1980 foi por causa da grande influência e marcante conhecimento do Grão Mestre Chang Tung Sheng.


Traduzido do Site http://shuaijiaonation.com por Lucas Cavalcanti.

2 comentários:

  1. Maravilhosa ésta colocação a respeito da MILENAR ARTE que eu pratico e gosto demais!!!"SHUAIJIAO", e espero que venha mais sobre ésta real modalidade que é para nós praticantes do KUNG FU uma verdadeira e magnifica GLÓRIA.Sou praticante do KUNG FU SHAOLIN DO NORTE desde 1974,comecei com o Mestre LEE CHUNG DHE aluno antigo do nosso e digo que foi e é meu tambem,GRAN MESTRE CHAN com quem pratiquei e ainda praticarei por toda a minha a vida. Hoje sou professor...Abraços!! LUIS AUGUSTO WORM > luis.shaolindonorte@gmail.com

    ResponderExcluir