quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Choy Lei Fat

Originário do Sul da China, este estilo foi criado por volta do século XIX por Chan Heung (Chen Xiang), nascido em 1806 na aldeia de King Mui, província de Sun Wui, Cantão.

Chan Heung inicou o seu aprendizado com o seu tio, Chan Yuen Wu, que fora aluno dos monges do mosteiro de Fukien (Fujian), com quem treinou por dez anos.

Aos dezessete anos de idade, seu tio o apresentou ao mestre Lei Yau San, que também fora aluno do mosteiro de Fukien e herdeiro dos conhecimentos do monge Lei Shi Kai, representante do estilo Lei Gar e um dos sobreviventes da destruição do mosteiro de Shaolin em 1736.

Após cinco anos de aprendizado com Lei Yau San, Chan Heung foi apresentado a Choy Fok, monge sobrevivente da destruição do mosteiro de Fukien. Chan Heung foi aceito como aluno e aprendeu com Choy Fok conhecimentos de budismo, meditação, medicina tradicional, chi kung e por fim as técnicas marciais de Fukien. Numa demonstração de força, o monge Choy Fok pediu a Chan Heung que deslocasse uma grande pedra com um chute - Chan Heung conseguiu o feito mas Choy Fok foi mais longe e partiu a pedra de mais de cem quilos em duas ...

Retornando a sua cidade natal, Chan Heung recompilou todos os 23 anos de aprendizado num único estilo; O nome do novo estilo se originou da união dos sobrenomes dos seus mestres, Choy (Choy Fok) e Lei (Lei Yau San); a palavra Fat (Buda) foi dado em homenagem aos monges responsáveis pelo desenvolvimento de muitos estilos de arte marcial chinesa. Junto com sua escola, Chan Heung abriu uma clínica médica para cuidar dos doentes menos favorecidos da região.

Existem dois ramos da escola Choy Lei Fat; o Hung Sing (Xiong Sheng), ramo original de Chan Heung difundido e praticado em todo o mundo até hoje e o Bak Sing (Bei Sheng), modificado por Chan On Par (Chen An Bai) e que ganhou notoriedade na década de 20 através de Tam Sam (Dan San).

Composto por movimentos combinados de chutes e socos, rápidos, fortes e curtos, e alguns até simultâneos, a característica singular do Choy Lei Fat são as bases baixas e técnicas de ataques e defesas de muita eficência e objetividade. O estilo Hung Sing possui dez formas de mãos-livres e o Bak Sing três formas de mãos-livres. As armas do estilo são : bastão, bastão-pescador, facão, facas-borboleta, tridente, san tchi kwan, leque, gan e banco.


Breve genealogia do Choy Lei Fat
Chan Yuen Wu
陳遠護
Lei Yau San
李友山
Choy Fook
蔡褔
Chan Heung
陳享
Chang Hung Sing
張鴻勝
Chan Kwan Pak

Chan On Pak

ramo Hung Sing
ramo Bak Sing
Gan Yu Ten

Lou Chan
雷藉
Yan Yin Hu

Tan Sam

Yan You Chin

Yim Sheung Mo
嚴尚武
Chan Kowk Wai
陳國偉
Fonte: sinobrasileira.org

2 comentários:

  1. Êba! Um dos meus estilos favoritos *o*
    Meu deus, os caras são fodas. Teve dois sobreviventes de destruição de templos. A história do kung fu deve ter dado muitos filmes XD

    ResponderExcluir
  2. deve ser pau fazer aquelas bases baixinhas e relaxantes xD e ainda usar armas.

    ResponderExcluir