quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Recinto Marcial

Em chinês, o recinto marcial é denominado de Mo-Kwoon, local onde é realizado o aprendizado formal, que consiste em sessões de treinamentos técnicos, e o aprendizado informal, caracterizado por atividades diversas.
O Mo-kwoon deve ser um lugar de convivência da Família Kung Fu, porque a prática tradicional de Kung Fu está baseada na relação familiar. É aconselhado evitar exposição de armas ou qualquer outro tipo de instrumento que tenha referência com a violência. A decoração deve ser simples, mas limpa e com elementos pertinentes a cada estilo.
O Mo-kwoon é uma miniatura do universo, onde tomamos contato com nós mesmos. É um local onde aquele que chamamos de oponente não é um adversário, mas sim um companheiro que nos ajuda a compreender nosso "eu" da maneira mais ampla possível. Num verdadeiro Mo-kwoon, reina o espírito da cooperação e não da competição.
As atividades do Mo-Kwoon atenta-nos constantemente a novas facetas da vida, transformando-se numa rica fonte de aprendizado.
Qualquer lugar pode se transformar num Mo-Kwoon porque o verdadeiro recinto marcial é aquele onde o espírito das Artes Marciais está presente, transcendendo a qualquer tipo de decoração ou projeto arquitetônico.

Um comentário: