segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dicas Importantes

Por que relaxar é necessário?
O homem ocidental vive imerso em atividades estressantes, levando uma vida por demais atribulada,
o que impede que os fatores sutis de sua mente subconsciente possam ser alcançados. O espírito de competitividade é tão difundido que não conseguimos perceber que passamos a vida inteira correndo atrás de objetivos que no mais das vezes não têm uma real importância. E quando no final da vida paramos e olhamos para trás, vemos que a maior parte de nosso tempo foi mal utilizado. Mas devemos ter em mente que nossas vidas não estão predestinadas, que está em nossas mãos o poder de moldar nosso futuro através das escolhas que fazemos no momento presente. Aqueles que quiserem mudar, e se tornarem realmente responsáveis por suas vidas devem procurar alcançar o auto-conhecimento e devem saber que o equilíbrio e a harmonia são ferramentas fundamentais para que esta meta seja alcançada.

Por que a me
ditação é necessária?
Não é por acaso que todas as disciplinas
espirituais praticam alguma forma de meditação, pois através dela alcançamos um estágio de abertura mental, atingimos um profundo sentimento de integração que traz paz, equilíbrio e harmonia interiores. Como a prática da meditação pressupõe a capacidade de relaxamento e de concentração mental, ela deve ser iniciada após o pleno domínio dos exercícios apresentados nos itens anteriores. Devemos entender a meditação como um processo que nos levará de encontro a verdade e ao conhecimento da natureza interior, ela nos ajudará a descobrir quem realmente somos. Notaremos que nossas vidas se equilibrarão quando nos tornarmos integrados com o Todo. Quando a meditação passar a fazer parte da nossa experiência diária aprenderemos a enxergar o mundo com outros olhos. Através dela nos tornamos mais calmos e felizes, pois aprendemos a enfrentar nossos problemas com coragem e determinação, encarando com serenidade a transitoriedade da vida. Não mais nos sentiremos apegados às situações, e assim poderemos ser realmente livres, aceitando o que a vida tem a nos oferecer, sendo flexíveis e abertos às mudanças pelas quais passaremos durante nosso processo evolutivo.

Por que a concentração é necessária?

Concentração é a focalização da energia de nossa mente num único ponto. Ela permite realizar de forma rápida e eficaz qualquer tarefa que nos propomos a empreender, pois nossa energia encontra-se focada ao invés de dispersa. Todos nós vez por outra experimentamos o estado de concentração mental. Ele ocorre quando algo atrai de tal forma nossa mente que nos desligamos do mundo a nossa volta e absorvemos inteiramente a experiência daquilo que estamos fazendo. Um exemplo disto é quando pegamos um livro, ligamos o rádio e nos sentamos para ler. A leitura que estamos fazendo é tão interessante, nos absorve tanto, que não saberíamos dizer quais músicas tocaram, ou mesmo se durante nossa leitura alguém mais entrou na sala em que nos encontramos. Esta experiência parece familiar, não? Contudo, no mais das vezes não conseguimos manter nossa capacidade de concentração, pois enquanto realizamos nossas tarefas diárias estamos constantemente presos a pensamentos que não se relacionam a elas. Isto ocorre porque a mente humana tende a manter um fluxo ininterrupto de pensamentos, os quais não apresentam qualquer direcionamento específico. Assim, somos invariavelmente atraídos por pensamentos que nos afastam daquilo que estamos tentando realizar. Poderíamos dizer, em outras palavras, que raramente vivemos o momento presente, já que a toda hora nos pegamos pensando em fatos passados, repassando mentalmente os momentos vividos, ou mesmo em fatos futuros, tentando antever aquilo que iremos realizar. Deste modo, perdemos uma grande quantidade de energia, que poderia ser direcionada para nossas vidas de forma a fazer com que nossos objetivos fossem alcançados. O preço pago pela nossa constante falta de concentração é alto: nossas tarefas são realizadas de forma confusa, gastamos tempo e energia e no final não ficamos satisfeitos com os resultados obtidos. Portanto, devemos procurar manter a concentração de forma constante, mas isto exige uma forte determinação de nossa parte, afinal não estamos acostumados a agir desta forma, nossa mente não esta habituada a este tipo de comportamento. A capacidade de concentração deve ser adquirida aos poucos e com o treinamento adequado.Assim é, com tudo aquilo que nos propomos fazer pela primeira vez, senão vejamos: Vamos supor que você resolva se tornar um corredor maratonista. É claro que a primeira coisa que você fará não será se inscrever na próxima prova, mas sim preparar pouco a pouco seu físico para que este possa se adequar e dar a resposta requerida. Pois, do contrário, você sofreria por sua impulsividade, sendo que o grande esforço físico acabaria impossibilitando a conclusão do seu objetivo. O resultado obtido certamente seriam câimbras generalizadas, ou mesmo implicações mais sérias, caso você fosse portador de algum problema cardíaco, até então desconhecido. O treinamento da concentração não é diferente. Assim sendo, você deve seguir um processo de preparação adequado para que os resultados possam ser alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário