segunda-feira, 1 de junho de 2009

Curso de Qin Na

Curso de Qin Na
I Módulo - Parte Física e Condicionamento

Dias: 04 e 05 de Julho
Investimento: R$ 100,00


Qin Na(Chin Na) significa prender, aprisionar ou agarrar e controlar. Onome da técnica dá o sentido apenas de agarramento, mas o Qin Na implica também na utilização de pressão e golpes de impacto.
Partindo desta definição, entende-se que o maior propósito do Chin Na é interceptar uma ação agressiva, capturar e, torcendo ou pressionando pontos sensíveis no corpo do oponente, temporária ou definitivamente.
Trata-se de um conjunto de técnicas marciais chinesas que faz uso de torções, chaves de articulações e pontos de pressão para imobilizar o oponente.
Existem técnicas avançadas de Chin Na que, se aplicadas por um conhecedor, podem causar desde paralisia ou inconsciência momentânea ou até a mutilação.
Alocalização de algumas cavidades ou pontos, são mantidas em segredo pela maioria dos estilos, por motivos óbvios, Nas técnicas de agarrar e pressionar, as aplicações partem de um mesmo princípio, mas, primeiro, é necessário que se entenda as funções dos músculos, se a sua função é estender ou retrais. Um bom exemplo é o bíceps e o tríceps; um músculo é responsável em retrais o braço e o outro em estendê-lo.
Quando qualquer destes músculos são agarrados e pressionados em zonas sensíveis, eles são forçados a uma posição causando dor ou paralisia local, em virtude da agitação dos nervos.
A aplicação do Qin Na é bastante usada em quase todos os estilos de artes marciais chinesas e algumas vezes combinado com o Shuai Jiao(técnica corporal de luta chinesa).
As técnicas de Qin Na são muito indicadas para defesa pessoal, são técnicas diversificadas e eficazes para a maioria dos ataques.
Existem muitas ligações entre as teorias das técnicas de Qin Na e as técnicas da medicina tradicional chinesa, conhecida como Tui Na, a diferença está na intenção do agente em usar o conhecimento para a cura ou para repelir uma agressão.
Qin Na de Shaolin
O Qin Na de Shaolin é a técnica mais antiga de agarrar e projetar seu oponente, originando dela as técnicas de Aikidô, Jiu-Jitsu, etc.
Quando os monges de Shaolin usavam as técnicas de Qin Na eles conseguiam capturar seus oponentes e interrogá-los sem infringir suas regras religiosas de "não matar".
Na dinastia Ching(1644 - 1911 d.C.) o Qin Na evoluiu como um sistema completo de capturar e interrogar onde o exército e sua polícia chinesa passaram a usar com frequência estas técnicas.
Existem 108 cavidades popurlamente usadas no Qin Na, 72 são usadas para causar paralisia local ou inconsciência, enquanto 36 são fatais. As cavidades que causam paralisia local, estão localizadas nos meridianos que controlam as áreas não vitais. As cavidades fatais se encontram nos meridianos conectados aos órgãos internos. São meridianos absolutamente vitais para a circulação do Qi(energia).

4 comentários: